Notícias › 24/09/2019

Cúpula do Clima: Francisco pede honestidade, responsabilidade e valentia

Screenshot-1

Honestidade, responsabilidade e valentia: são estas três “grandes qualidades morais” que o Papa Francisco pediu aos chefes de Estado e de Governo reunidos em Nova Iorque para a Cúpula do Clima da ONU.

O Pontífice gravou uma videomensagem endereçada a todos os participantes, que se reuniram na segunda-feira (23/09) à margem da 74a Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o tema: “Luta às mudanças climáticas e sustentabilidade”.

Para Francisco, o Acordo de Paris representou a conscientização da urgência e da necessidade de dar uma resposta coletiva às mudanças climáticas, mas passados quatro anos, os resultados são fracos, distantes de alcançar os objetivos previstos.

O Papa questiona “se existe uma verdadeira vontade política para destinar mais recursos humanos, financeiros e tecnológicos para suavizar os efeitos negativos das mudanças climáticas e ajudar as populações mais pobres e vulneráveis, que são as que mais sofrem”.

Mas há tempo, afirma. A janela para uma oportunidade ainda está aberta, mas o importante é não deixá-la fechar.

Honestidade, responsabilidade e valentia

O Pontífice pede então que essas três palavras – “honestidade, responsabilidade e valentia” – estejam no coração do trabalho dos participantes.

Via Vatican News